Compromisso com Vida -
Social

Na esfera Social, o Compromisso com a Vida busca garantir equidade e inclusão em toda a nossa rede. 

Confira nossos compromissos:

 

Nossas pessoas

Natura &Co tem como meta garantir que sua força de trabalho reflita a composição demográfica das sociedades em que atua. Esta será a primeira vez que uma empresa multinacional de capital aberto se compromete a identificar a participação de grupos sub-representados em suas equipes de trabalho. Com presença em mais de 100 países, isso implica em desafios relevantes, dadas as diferentes legislações em relação ao tratamento de dados pessoais e proteção de dados em cada mercado de atuação.

Indo além da meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de 30% de mulheres em cargos de liderança, nossa meta é alcançar 50% até 2023. Estamos quase lá, com 49%. Em Natura &Co América Latina, por exemplo, nossa estratégia de garantir igualdade de gênero entre finalistas nos processos de recrutamento tem sido eficaz. Ao final de 2020, nosso Conselho de Administração contava com 9 conselheiros, sendo 51% das mulheres em cargos de liderança.

Prometemos garantir a paridade de remuneração em toda a nossa força de trabalho, eliminando a diferença entre gêneros até 2023. No ano passado, realizamos um amplo estudo de equidade salarial, em parceria com os consultores de RH da Mercer. 

O estudo analisou 35 mil colaboradores, em todos os negócios e funções, em mais de 70 países, explorando remuneração, função, grau, país e gênero. Assim identificamos uma diferença não explicada de 0,9%, estamos empenhados em fechar essa lacuna antes do prazo de 2023, e pretendemos monitorá-la de perto.

A Aesop também iniciou uma parceria com a consultoria ThomasLeland para ajudar a construir sua estratégia global de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), uma das prioridades estratégicas da Aesop para 2021.

Com o objetivo de promover que o colaborador tenha um padrão de vida digno por meio do emprego, nos comprometemos também a garantir que até o fim de 2021 toda  nossa força de trabalho Natura &Co receba um “salário digno” (living wage) ou mais, atualmente atingimos 96%. Isso significa ir muito além da legislação que toma como padrão o salário mínimo, e passar a garantir que todas nossas pessoas terão uma renda mínima necessária para atender às suas necessidades básicas, que incluem alimentação, moradia, saúde e vestuário. 

Nossa rede mais ampla

85% de nossos consultores e representantes são mulheres e atualmente estimamos nossa própria rede em 8 milhões de mulheres em todo o mundo. Compartilhamos o propósito de apoiar o empoderamento das mulheres e a participação econômica ao lado da luta contra o câncer de mama e a violência doméstica.

Estamos empenhados em medir e aumentar o lucro, a saúde e a educação de todas as pessoas em nossa rede, ao mesmo tempo que promovemos a venda direta como um modelo de negócio confiável e seguro.

Uma das métricas que utilizaremos como referência é o Índice de Desenvolvimento Humano desenvolvido pela Natura para suas consultoras desde 2014, o IDH CN, o primeiro indicador a medir o impacto social de uma empresa por meio da mesma metodologia que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento utiliza para medir o desenvolvimento humano em países.

Em 2019, os resultados mostraram um aumento de 3,1% no IDH CN geral em relação à avaliação feita em 2017, principalmente devido à estratégia de inclusão digital e educação financeira. A avaliação também mostrou que um ano como consultora pode resultar em um aumento de 1,8% no IDH.

Com metodologia semelhante quantificaremos também os ganhos obtidos pelos membros das nossas 58 comunidades fornecedoras, com quem praticamos comércio justo para a aquisição de ingredientes e materiais, em 15 países. Na Natura por meio do IPS (Índice de Progresso Social), já há monitoramento de como a gestão por territórios está repercutindo no desenvolvimento das localidades.

O IP&L (Integrated Profit and Loss) é uma ferramenta inovadora desenvolvida pela Natura para garantir que nossa tomada de decisão está nos conduzindo para a promoção de impacto positivo na sociedade. O IP&L inova ao demonstrar, de forma detalhada, que a geração de valor da empresa vai muito além de seus indicadores financeiros, como receita e lucro. A análise integrada permite avaliar, por exemplo, o impacto gerado na vida das pessoas que fazem parte da cadeia produtiva, além da pegada ambiental gerada no planeta.

Assim, ressignificamos o valor que nossos investimentos imprimem em nossos diferentes públicos: por exemplo, o valor investido na formação dos colaboradores, cujo impacto tradicionalmente é contabilizado como uma despesa, e passamos a capturar o benefício que esse conhecimento agrega no longo prazo em integração social e melhoria de renda.

Defender os Direitos Humanos

Também é nossa responsabilidade respeitar os direitos humanos, ao mesmo tempo que buscamos o desenvolvimento sustentável em nível global.

Ainda em 2020, mapeamos cada Política e prática atual da empresa do grupo em relação aos direitos humanos para compará-las com as melhores práticas capturadas pela ONU e gerar assim nossa política global a ser lançada no quarto trimestre de 2021.

Em 2020, passamos a fazer parte do conselho da Federação Mundial de Associações de Venda Direta (WFDSA, na sigla em inglês), tendo João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina, como presidente do Comitê de Ética. Além de ser o principal órgão da Associação, o Conselho é o principal fórum de discussão entre os líderes globais das empresas do setor sobre os desafios e oportunidades exclusivos das empresas do segmento.

Nos comprometemos até 2023, na adoção de uma política de direitos humanos robusta que defende a intolerância a qualquer tipo de violação em toda a nossa rede, sobretudo na cadeia de fornecimento, em linha com os Princípios Orientadores da ONU.

O grupo também aplicará total rastreabilidade e/ou certificação até 2025. Paralelamente a essas metas, implementaremos programas específicos para cadeias de fornecimento de ingredientes críticos nos próximos anos, especificamente para óleo de palma, mica, álcool, algodão, papel e soja.

Em 2020, a Natura deu um importante passo nesse objetivo ao lançar uma Declaração de Compromisso, que formalizou a responsabilidade e o compromisso da empresa com a não tolerância à violação dos direitos humanos.

Nossas empresas investiram e doaram conjuntamente R$ 489 milhões em iniciativas de impacto social, incluindo comunidades fornecedoras na Amazônia, o programa Crer para Ver, as campanhas da Avon e para arrecadação de fundos para a saúde e o bem-estar das mulheres, bem como iniciativas para combater a COVID-19.

Nossos Compromissos