2014
– Natura se tornou a primeira empresa de capital aberto a alcançar a certificação de Empresa B
É uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
As Empresas B são negócios que atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito. A Certificação como Empresa B não é apenas uma forma de reconhecer as qualidades de um produto ou serviço, ela é uma avaliação que mensura e acompanha a evolução das empresas na direção de gerar impacto positivo, em cinco dimensões: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.
A Certificação como Empresa B é uma revisão detalhada de todas as áreas da empresa que demonstra um caminho elegido e não uma posição. Por meio da Avaliação de Impacto B que outorga uma pontuação a cada área, com um mínimo de 80 pontos como requisito para receber a certificação e um máximo de 200 pontos, é possível identificar os temas destacados na gestão e identificar os possíveis pontos de melhoria na tomada de decisão estratégica, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável a longo prazo. Sistema B atua em parceria com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e a Global Reporting Initiative (GRI).
Atualmente mais de 4.000 empresas no mundo estão certificadas como empresas B, dessas 750 estão na América Latina e 202 no Brasil. Mais informações sobre empresas B podem ser consultadas em https://bcorporation.net/directory/natura-co
– Natura se tornou a primeira empresa de capital aberto a alcançar a certificação de Empresa B
– Renovação da Certificação
– Certificação como empresa B da The Body Shop
– Certificação como empresa B da Aesop
– Natura registra a terceira certificação consecutiva com a maior pontuação da série histórica (153 pontos) e uma das poucas empresas no mundo a pontuar em sete modelos de negócio de impacto
– Maior Empresa B do mundo
– Avon também buscará o reconhecimento até 2025
A Natura se engajou no movimento B Corp (Sistema B) pela sintonia com a sua proposta de impulsionar uma comunidade global de líderes engajados em novas formas de negócios, que equilibram lucro e propósito.
Em 2014, Natura se tornou a primeira empresa de capital aberto a alcançar a certificação de Empresa B, renovou a certificação em 2017 e em 2020 chegamos à terceira certificação consecutiva com a maior pontuação da nossa série histórica (153 pontos) e uma das poucas empresas no mundo a pontuar em sete modelos de negócio de impacto (IBMs, na sigla em inglês). Desde a primeira certificação, a nota geral da Natura cresceu 39%, com aumento da pontuação em todas as seções avaliadas.
Em 2020, a pontuação em sete modelos de negócios de impacto, refere-se a temas que buscam refletir o DNA das empresas: Desenvolvimento de funcionários, Redução e remediação, Conservação de recursos, Conservação do solo e vida silvestre, Redução de toxinas e Processos de fabricação ecológicos e inovadores.
Entre os destaques esteve a estratégia de impacto positivo da Natura com as consultoras, especialmente relacionada à geração de renda e a rápida mobilização para apoio e cuidado na pandemia com a criação do Fundo de Emergência e ações contra a violência doméstica.
Em uma avaliação ampla e detalhada, o processo de certificação é um dos mais completos que existem, em que as empresas devem comprovar que consideram o impacto de suas decisões em temas como governança, colaboradores, meio ambiente, clientes, comunidades e cadeia de fornecimento. Também é exigida das Empresas B o comprometimento formalizado no Estatuto Social com a geração de impacto positivo para a sociedade e não apenas para os acionistas, o que a Natura fez em 2014 e que se aplica ao grupo Natura &Co.
Mais que uma certificação, a análise de impacto B Corp tem se tornado uma ferramenta de avaliação do desempenho da nossa estratégia e se soma aos nossos esforços de gestão integrada. O diagnóstico é um direcionador de inovação de significado e impacto positivo em nossa cadeia de valor e está entre os inputs que consideramos para definir nossas prioridades e planos de ação.
A certificação como empresa B em 2019 da The Body Shop, foi um passo para reforçar os princípios direcionadores desde sua fundação. “Acredito fortemente que os negócios podem ser divertidos, conduzidos com amor e uma força poderosa para o bem”, uma das crenças da fundadora da marca, Dame Anita Roddick. Entre os destaques da avaliação encontra-se a promoção do engajamento dos clientes com as campanhas ativistas, como a “Para Sempre Contra Testes em Animais”, onde a marca exerce um papel importante em influenciar a legislação e falar com as partes interessadas neste assunto, para banir definitivamente os testes em animais na indústria cosmética mundial.
Outros pontos destacados são o projeto de reciclagem nas lojas, a compensação do uso de energia em energia verde, e o voluntariado em que participam mais de 8 mil colaboradores. A certificação também ressalta o compromisso em capacitar pessoas e comunidades em todo o mundo, por meio do programa Comércio com Comunidades, e a política de preço justo, sob a qual são adquiridos ingredientes de produtores especializados há mais de 30 anos.
Em meio aos muitos desafios enfrentados ao longo do ano de 2020, reafirmamos nosso compromisso com a orientação dos nossos negócios para produzir impacto positivo. Um desses passos importantes foi a certificação como empresa B da Aesop. Reconhecida por sempre ter pautado suas atividades em princípios éticos rigorosos, com a intenção de imprimir o máximo de leveza nas operações, e com um inabalável compromisso com a qualidade, a excelência e a sustentabilidade das suas fórmulas e conceitos. Entre os destaques da certificação da Aesop ressalta a certificação de carbono neutro conferido pela Climate Action à operação na Austrália, bem como esforço contínuo em favor do uso de energias renováveis, o aperfeiçoamento da ferramenta de planificação dos estoques a fim de otimizar o frete, e o aumento do uso de PET reciclado pós-consumo em suas embalagens, entre outras iniciativas.
Temos presente a capacidade de usar nosso poder conjunto para promover impacto positivo na vida das pessoas. Um dos avanços importantes nesse sentido foi tornarmos a maior Empresa B do mundo, depois de, ainda em 2020, ter concluído a primeira certificação da Aesop e a terceira certificação da Natura, sendo que a The Body Shop ja havia se tornado uma Empresa B em 2019, e a Avon também buscará o reconhecimento até 2025.
Esse esforço coletivo levou Natura &Co a ser mentora do B Movement Builders, iniciado em 2020 como uma coalização de multinacionais de capital aberto já certificadas e com mais de US$ 1 bilhão em receita, com o objetivo de adotar padrões de governança que permitirão que os negócios adotem práticas e tomada de decisões para gerar impacto positivo para todos os seus públicos de relação.
E, assim, unimos na busca para promover uma melhor forma de viver e fazer negócios orientada pelo propósito de gerar impacto positivo. Essa combinação de forças aumentará nosso potencial significativamente. O Compromisso com a Vida, que já cumpriu seu primeiro aniversário com significativos avanços (confira esse progresso aqui), é o ponto de partida, mas sabemos que ninguém tem todas as respostas e que os passos que temos dado até agora podem ser melhorados de forma coletiva, gerando a mudança sistêmica necessária para enfrentar problemas complexos, como a desigualdade e a crise climática.